7 de Outubro de 2024 às 11:32

por vivant

Roer unhas é um hábito prejudicial

Você costuma roer unhas?


Além de, esteticamente, não ser tão legal, roer as unhas pode fazer mal a saúde — há riscos de inflamação na cutícula e até infecção por bactérias e fungos que encontram, aí, uma porta de entrada para o organismo.

Oficialmente, o hábito é chamado de onicofagia. Os motivos levam as pessoas a viciarem nisso podem depender da idade.

Este hábito tem fator emocional. Por isso não adianta simplesmente advertir e dizer "pare". E também por isso o tratamento é multidisciplinar, com dermatologista, psiquiatra, psicólogo e até dentista, uma vez que os dentes podem ficar desgastados nesse processo.



Tem ainda aqueles que, além de roer, comem a unha. Um problema que pode ser ainda pior, já que pode gerar um trauma interno — além claro, das sujeiras que podem estar incrustradas nela.


Para além do tratamento com profissionais de saúde específicos de cada caso, é possível passar alguns tipos de esmaltes recomendados por dermatologistas.


No caso de crianças e adolescentes, é ainda mais importante que os pais estejam atentos ao que está por trás desse comportamento — dificuldades na escola, com colegas, problemas de relacionamento, tensão com o vestibular...


Fonte: G1


Notícias